• 20
  • julho

5 fatos que mostram a importância do marketing digital para um negócio de turismo

As empresas do mercado de turismo precisam sempre buscar novas estratégias para se tornarem competitivas. Com o crescimento da presença de negócios de turismo online e aplicativos mobile, passou a ser primordial toda e qualquer empresa marcar presença também no ambiente digital.

 

Se você tem uma agência ou operadora de turismo, um hotel, uma pousada ou qualquer outro tipo de negócio ligado ao turismo, já deve ter percebido o quanto as pessoas usam o ambiente digital para encontrar seus serviços e comentar sempre que vão em algum destino ou estabelecimento durante suas viagens. Bom, mas se você não percebeu ainda a importância de trabalhar melhor sua comunicação no meio digital ou se acha que seu negócio é offline e por isso não precisa ter ações digitais, ahhhh….então é melhor você ler essas nossas dicas com 5 fatos que mostram a importância do marketing digital para um negócio de turismo.

 

Vamos a elas…..

 

1 – O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE VIAGENS MUDOU

 

Segundo estudo feito pelo SEBRAE, muita coisa mudou na hora do viajante planejar sua viagem. Nos anos 90, por exemplo, o viajante passava meses frequentando agências de viagens para realizar o planejamento e decidir para qual destino ele viajaria, mas atualmente esse período costuma levar cerca de 30 dias, começando suas pesquisas via internet e com a opinião de amigos.

A compra passa a ser mais impulsiva, o conteúdo que ele vê em redes sociais, sites e blogs especializados influenciam bastante em sua decisão. Na hora de comprar, o brasileiro tem usado diretamente mais os sites de companhias aéreas e dos hotéis, mesmo com a forte presença das OTAs ( online travel agencies). O perfil do viajante também mudou bastante e atualmente o consumidor de viagens é bem jovem, ou seja, são pessoas bem mais antenadas às tecnologias, praticamente o tempo todo conectadas à internet e às redes sociais.

 

2 – CONSTRUINDO SUA MARCA PARA SER ENCONTRADA ONLINE

 

O desenvolvimento de sua marca é bem importante, desde da criação do seu conceito até sua identidade visual, é preciso pensar em cada detalhe para poder passar credibilidade e todo o propósito da sua empresa, através dela, para seu cliente. Mas e agora que sabemos que o consumidor está cada vez mais conectado, que as redes sociais, os site e principalmente os mecanismos de buscas são determinantes para sua empresa ser encontrada? Pois é, agora construir sua marca no ambiente online é super importante também!
O estudo “Portrait of American Travelers”, da MMGY Global, identificou que 41% dos viajantes começam suas pesquisas de viagem pelo Google, outras 36% usam sites como EXPEDIA e TRIPADVISOR e cerca de 14% através do site BOOKING.COM. As OTAs ainda tem muita procura também, mas apesar de contar com 60% por busca de informações, na hora de comprar, cerca de 31% dos viajantes já opta para fazer reservas diretamente no site ou ligando para o estabelecimento turístico. Enfim, investir em sua presença online, com ações em redes sociais, um bom site responsivo, boas práticas de SEO, estratégia de conteúdo e outras estratégias de marketing digital, nunca foram tão importantes para seu negócio.

 

3 – REDUÇÃO DE CUSTOS EM MARKETING

 

Na verdade, sempre haverá necessidade de investimento para uma boa divulgação para construção de marca e presença online, o ideal é ter uma campanha de marketing 360 graus, que combine o marketing tradicional e digital. Porém, o marketing digital em muitos momentos pode ser bem mais barato do que o marketing tradicional, pois algumas técnicas podem exigir menos investimento e encontrar soluções onde atraímos os clientes de forma orgânica. Um exemplo é o uso de Marketing de conteúdo, onde você explora a criação de conteúdo relevante, com técnicas de SEO, facilitam o posicionamento do seu site/blog em sites de busca (como o Google), consequentemente, fazendo com que o tráfego para o site da sua empresa aumente sem ter que pagar por isso. O Inbound Marketing também é uma outra forma de atrair público para sua empresa, que em troca de acesso para conteúdos especiais (como Ebooks, webinars, infográficos, etc) acessam seu site e ainda registram seus e-mails ou telefones, o que permite uma ação de vendas para converter essa pessoa interessada, em um cliente. Boas ações de marketing em redes sociais, também ajudam a gerar engajamento com a marca e criar um diálogo com seu público, pois além de criar força e visibilidade para a marca, as ações nas redes sociais certas podem gerar uma taxa de conversão para seu negócio.

 

4 – JORNADA DE COMPRA AGORA É ONLINE

 

Como já vimos, o comportamento do consumidor mudou bastante, fazendo com que toda a jornada de compra, desde o momento da inspiração pra onde ir, passando pela pesquisa e decisão do destino e planejamento da viagem, até chegar no momento da compra dos serviços turísticos, seja realizada no ambiente digital. Segundo uma pesquisa do Google, 85% das pessoas que viajam a lazer usam a internet como principal recurso para planejamento atualmente. Mesmo durante ou depois da viagem, o consumidor usa e abusa da internet pra postar e divulgar todas as suas experiências vividas, o que inspiram outras pessoas e reinicia o ciclo da jornada de compra do viajante. Logo, a dica é: quanto maior for sua presença online, maiores são as chances do viajante lembra da sua marca e de seus serviços na hora que ele for planejar a viagem dele.

 

5 – INFLUENCIADORES DIGITAIS

 

Com a mudança do comportamento do consumidor e da jornada de compra se tornando cada vez mais online, podemos perceber que além dos nosso amigos e familiares, outros agentes influenciadores começam a surgir. Com a grande oferta de conteúdo de qualidade sobre viagens em blogs e sites do segmento, vão surgindo personagens importantes que ajudam em todas as fases da jornada de compra, pois eles inspiram e dão dicas para conclusão de um planejamento de viagem. Existem diversos canais com influenciadores digitais, mas falando de viagem, podemos dizer que nos blogs, no Instagram e no Youtube hoje são os principais lugares onde se podem encontrá-los. Se falarmos só de de blogs ou sites de viagens com opiniões (TripAdvisor), cerca de 53% dos viajantes buscam informações neles.

O Instagram é uma das principais redes que geram influenciadores, são cerca de 95 milhões de fotos postadas diariamente na rede social, que permitem com que viajantes se inspirem com outros viajantes ou acessando perfis de destinos ou estabelecimentos para onde se deseja viajar, ou seja, as fotos no Instagram servem de total inspiração.

Já no Youtube, grande parte das buscas realizadas são com objetivo de ajudar no planejamento, onde se deseja conhecer um pouco mais do local ou destino que se pretende ir. Segundo o próprio GOOGLE (thinkwithgoogle.com), mas de 40% das buscas são feitas sobre temas de “Destinos e atrações turísticas” e cerca de 50% dos canais assinados são de ‘Vlogs”, ou seja, viajantes reais que contam suas histórias e dão dicas práticas sobre viagem.

Então pensem em gerar conteúdo inspirador, ajude de forma prática e crie um relacionamento real entre sua marca e o seu público. Nunca esqueça que sua empresa vende algo para pessoas, então humanize sempre sua marca.

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